O Botafogo retornou ao Brasil após realizar excursão na França e Suiça entre os dias 6 e 14 de maio onde pode vivenciar novas culturas e estilos de jogo, potencializando e acelerando o desenvolvimento dos atletas. O Glorioso voltou a disputar competições europeias com a base após 10 anos e acredita na importância de competições internacionais para a formação dos jogadores alvinegros.
A equipe Sub-19 do Botafogo iniciou a Euro Tour enfrentando o Olympique Lyonnais, no Groupama OL Training Center, em partida amistosa. O Glorioso venceu o primeiro tempo por 1 a 0, com gol de Batata. Após as trocas no intervalo foi superado por 3 a 1. Na International U-19 Football Tournament Altstatten, o Botafogo avançou para a semifinal com uma vitória, um empate e uma derrota na primeira fase. Conquistou o 3º lugar vencendo o Middlesbrough, da Inglaterra, por 3 a 0, com gols de Foguete, Rafael Lobato e Rafael Porfírio, depois de não avançar para a final. A equipe alvinegra ainda disputou um amistoso diante do Austria Lusternau, vencendo por 13 a 1.
Meia-atacante do Fogão, Rafael Lobato falou da experiência na Europa.
“Sou de Caxias, da Comunidade vila Ideal, e cheguei ao Botafogo com 15 anos, em 2021, no Sub-15. Venho construindo minha história no Clube e fico muito feliz em poder representar o Botafogo em mais uma competição internacional, agora na Europa, após 10 anos sem realizar excursões. Poder vivenciar todas essas experiências, disputar em alto nível diante grandes clubes de todo Mundo é muito importante para a nossa formação. É gratificante honrar as cores do Botafogo na Europa nesse novo momento em que o Clube se encontra”, afirmou.